História

Pilar de Goiás é um município brasileiro do estado de Goiás. Situado na região do Vale do São Patrício, sua população segundo Censo doIBGE em 2010 era de 2.733 habitantes. No fundo de um vale, Pilar de Goiás nasceu em 1736 através da iniciativa de um reduto de escravos foragidos que encontraram neste lugar um abrigo, e também uma grande fonte de ouro.

Para recuperar estes escravos incumbiram desta missão o bandeirante João de Godoy Pinto Silveira, sem saber com o que iria se deparar o bravo partiu em meio ao cerrado (vegetação local) a procura destes escravos e quando os encontrou eles já haviam garimpado uma quantidade razoável de ouro e ofereceram este ouro em troca da liberdade. Neste momento começava a povoação em grande escala daquela área que até então era chamada pelos quilimbolas de Quilombo de Papuã nome que quer dizer: capim marmelada (planta muito abundante naquela época).

Com o inicio da exploração do ouro muitas pessoas vieram de diversas partes na busca pelo metal dourado, mas na região onde era mais abundante faltava água e garimpá-lo era mais difícil. Então, um dos garimpeiros fez uma promessa a uma santa: Nossa Senhora do Pilar, de que se naquela região brotasse água para que ele pudesse trabalhar, como forma de gratidão ele daria um sino de ouro para a igreja que seria construida naquela vila. A promessa foi atendida e naquela região brotou água. O garimpeiro pagou sua promessa e doou um sino feito de ouro para a igreja que devido ao milagre foi feita em devoção à santa que lhe havia atendido. A partir dai a vila de Papuã passou a se chamar arraial de Pilar de Goiás, para lembrar a todos que a santa ajuda aqueles que recorrem a ela.

Localizada a 263 quilômetros de Goiânia pela BR-153, Pilar tem como principais atrações turísticas a Festa de Nossa Senhora do Pilar e as Cavalhadas. Na cidade encontra-se o sino maior, de 900 quilos e em cuja liga foi gasta uma arroba de ouro.

Formação Adiministrativa

Distrito criado com a denominação de Pilar, por Alvará de 10-01-1755, no município de Goiás.
Elevado à categoria de vila com a denominação de Pilar, pelo Decreto de 11-11-1831, desmembrado de Goiás. Constituído de 2 distrito: Pilar e Crixás. Instalado em 07-01-1833.
Pela Lei Provincial n.º 14, de 23-07-1835, é criado o distrito de Amaro Leite e anexado ao município de Pilar.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 4 distritos: Pilar, Amaro Leite, Crixás e Descoberto.
Pela Lei Municipal n.º 1, de 04-01-1924, é criado o distrito de Santana e anexado ao município de Pilar.
Pelo Decreto Estadual n.º 1.204, de 04-07-1931, é desmembrado do município de Pilar os distritos de Santana, Amaro Leite e Descoberto para formar o novo município de Santana.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município aparece constituído de 2 distritos: Pilar e Crixás.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo Decreto Estadual n.º 627, de 21-01-1931, é desmembrado do município de Morrinhos o distrito de Bananeiras. Elevado à categoria de município.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.233, de 31-10-1938, é criado o distrito de Floresta com terras desmembradas do distrito de Crixás e anexado ao município de Pilar.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Pilar, Crixás e Floresta.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 8.305, de 31-12-1943, o município de Pilar passou a denominar-se Itacê. Pelo mesmo Decreto é criado o distrito de Embiara e anexado ao município de Itacê. E, ainda pelo referido Decreto, Itacê adquiriu do município de Goiás o distrito de Bandeirantes e o distrito de Floresta passou a chamar-se Itapaci.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 55, de 19-07-1945, o município de Itacê é conduzido categoria de distrito. Pelo mesmo Decreto o distrito de Itapaci é elevado à categoria de município.
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, Itacê figura como distrito no município de Itapaci.
Pela Lei Estadual n.º 355, de 30-11-1949, o distrito de Itacê passou a denominar-se Pilar de Goiás.
Em divisão territorial vigente em 1-VII-1950, o distrito de Pilar de Goiás (ex-Itacê) figura no município de Itapaci.
Elevado à categoria de município com a denominação de Pilar de Goiás, pela Lei Estadual n.º 790, de 05-10-1953, desmembrado de Itapaci. Sede no antigo distrito de Pilar de Goiás. Constituído de 3 distritos: Pilar de Goiás, Bandeirante e Crixás, todos desmembrado de Itapaci. Reinstalado em 01-01-1954.
Pela Lei Estadual n.º 850, de 30-10-1953, são transferidos do município de Pilar de Goiás os distritos de Crixás e Bandeirante para o novo município de Crixás.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Municipal n.º 29, de 26-06-1958, é criado o distrito de Hidrolina (ex-povoado de Lobeira) e anexado ao município de Pilar Goiás.
Pela Lei Estadual n.º 2.131, de 14-11-1958, é desmembrado do município de Pilar de Goiás o distrito de Hidrolina. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Pela Lei Municipal n.º 19, de 22-07-1963, é criado o distrito de Santa Terezinha de Goiás e anexado ao município de Pilar de Goiás.
Pela Lei Estadual n.º 4.705, de 23-10-1963, é desmembrado do município de Pilar o distrito de Santa Terezinha de Goiás. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.